Como se locomover
Cancún é uma região pequena, então, não há muito mistério para se locomover.
Ônibus
O transporte de ônibus em Cancún é super eficiente e funcionam 24 horas por dia, passando com muita frequência durante o dia.
Na zona hoteleira, qualquer ônibus pode ser pego, pois é uma única linha reta, então, todos os ônibus vão obrigatoriamente do início ao fim da zona hoteleira, basta apenas saber qual direção deseja pegar.
Se for ao mercado 28 ou Walmart no centro de Cancún, é a linha R2. Já Playa del Carmen e Tulum, R1, que vai até o terminal ADO.
Os motoristas aceitam dólares, mas é indicado ter pesos mexicanos para que a conversão não seja desfavorável.
A passagem custa apenas 11 pesos (menos de 1 dólar).
Táxi
Em Cancún, os táxis não são tão baratos, mas até podem valer para você usar ocasionalmente.
É bom saber que, antes de entrar no carro, pergunte e combine o valor com o taxista, para que você não acabe pagando um valor injusto, pois, os taxistas em Cancún, não utilizam o taxímetro e cobram o valor que quiserem.
Ah, vale lembrar que, recomendo sim o táxi, quando estiver no centro. Afinal, existe uma lei que o taxista não pode cobrar mais que 70 a 90 pesos em uma corrida para locais relativamente centralizados. Então, acaba valendo a pena a corrida e você consegue fazer algumas coisinhas legais no centro e de táxi.
Carro
Não existe necessidade de alugar carro em Cancún se a sua ideia for passeios convencionais e curtir o hotel! Mas calma… vamos te explicar melhor o porquê.
Os passeios têm transportes de ida e volta e você não precisa se preocupar com trânsito e estacionamentos.
Para passear na zona hoteleira, o carro é dispensável. Além de pagar caro em estacionamento, é ruim de estacionar.
E como já falamos, os ônibus acabam sendo mais econômicos e prá9cos para passeios no centro de Cancún.
Entretanto, o carro é legal para viajantes que já conhecem a região ou tem mais tempo por ali, e quer fazer passeios menos turísticos, mais afastados e mais diceis de contratar com agência de passeios, como Cenotes, Tulum e lugares pela Riviera maia ou até mesmo, vilarejos próximos de Chichen Itza.
Atenção: no trânsito, esteja atento as leis e aos policiais. E prepare-se porque pode acontecer de ter que gastar um dinheirinho de propina, caso o policial te parar. Infelizmente, é algo que acontece com muitos turistas aqui em Cancún!